O Grupo Electra implementou a Coleta Seletiva em Caraguatatuba como estratégia e parte de seu comprometimento com o Meio Ambiente. Com isso, grupo passou a atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS (Lei nº 12.305/10).

O primeiro produto que entregamos foi justamente a elaboração e roteirização da coleta seletiva do Município. Onde realizamos o itinerário da coleta seletiva que passou de 17% a 90% do território, fomentando de forma inovadora os princípios de uma coleta eficaz.

Com essa nova atitude, os gastos da cidade com os serviços diminuíram drasticamente, agora que, esse material não é mais disponibilizado para o transbordo. Vale lembrar que o sucesso da Coleta Seletiva depende da colaboração e do envolvimento de toda a população.

Contando com uma equipe altamente qualificada e treinada, o serviço é realizado em todos os bairros e a coleta é feita porta a porta. Isso ocorre em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.

Além da Coleta Seletiva em Caraguatatuba, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados, atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, assim como adequação na legislação municipal. Nós temos o projeto Transforma Electra, que pretendemos extender para novas cidades em breve.

Cooperativas

Além de beneficiar a cidade, o novo programa de Coleta Seletiva implantada pela equipe do Grupo Electra, beneficia também as cooperativas locais. Uma iniciativa importante e que tem grande impacto na coleta e destinação de resíduos na cidade.

Dados

Ao todo, mais de 30 pessoas estão envolvidas neste novo sistema de gestão, que coloca Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente.

Hoje a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.

Do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado. Todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, uma vez que não há na região nenhum aterro licenciado. Com a estrutura e parceria do Grupo Electra, esperamos elevar o número de coleta de recicláveis e ajudar sempre a cidade em seu desenvolvimento. Lembrando que o Grupo oferece o serviço de coleta, transporte e destinação final de resíduos e estamos prontos para ajudar a sua cidade ou empreendimento. Esperamos seu contato e até a próxima.

Você pode saber mais sobre esse assunto, no próprio site da cidade:

Prefeitura de Caraguá

Lançamento do programa na cidade

Leave a Reply

(11) 4699-8888
Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, sala 1705 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes – SP, 08773-490
Atendimento
Segunda à Sexta
das 8h às 18h
Começar a falar
Precisando de ajuda?