Cada vez mais as cidades são populosas e consequentemente geram mais lixo. Não é de hoje que esse tema ocupa as principais discussões não só no Brasil, como no mundo todo. Afinal, o que fazer com tanto lixo gerado diariamente em nossas cidades? Onde descartar corretamente e sem agredir a natureza? O que são Ecopontos? É possível fazer uma Destinação de resíduos e Gestão de Ecopontos eficientes dentro de nossas cidades?

Em primeiro lugar, vamos entender o caminho do lixo. Tudo o que produzimos gera resíduos, desde o processo inicial, até o consumo. O que fazemos com esse lixo é a grande questão a ser discutida. Grandes empresas investem em uma coleta e destinação de resíduos, mas o que podemos fazer dentro de nossas casas?

Uma das principais soluções é separar o nosso lixo. Colocar em sacolas ou caixas diferentes o que é papel, plástico, latas, lâmpadas e etc. Mas e quando eu quero descartar aquele sofá velho que não me serve mais de nada em casa, ou as pilhas que a gente junta numa caixinha? Nesses casos que entram os ecopontos.

Não separar o lixo acarreta em uma grande perda, pois muita da matéria que está sendo descartada acaba em aterros quando poderia ser destinado à cooperativas e empresas de recuperação de matéria e voltar ao mercado.

O que são Ecopontos?

Os Ecopontos são locais para descarte de pequenos volumes de entulhos, resíduos recicláveis, pilhas, baterias, pneus e óleos vegetais. Seu principal objetivo é gerar um descarte correto por parte de munícipes, evitando o despejo em locais inadequados, como vias públicas, margens de lagos, córregos e rios. Contribuindo assim para saúde, evitando enchentes, reduzindo honorário e manutenção do espaço público.

Como uma empresa pode ajudar na destinação de resíduos?

O Grupo Electra, realiza a retirada dos materiais recicláveis e os destina para cooperativas locais ou outros pontos de logística reversa, em parceria com as Secretarias de meio ambiente municipais, desenvolve e oferta novas propostas sustentáveis de trabalho e responsabilidade socioambiental. Assumir esse tipo de protagonismo enquanto empresa é essencial para contribuir com o ciclo dos resíduos gerados nas cidades e ajudar a manter um meio ambiente saudável.

Se a sua empresa ou cidade precisa investir em Destinação de resíduos e Gestão de Ecopontos entre em contato, vamos conversar e melhorar nosso mundo um pouco de cada vez!

Leave a Reply

(11) 4699-8888
Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, sala 1705 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes – SP, 08773-490
Atendimento
Segunda à Sexta
das 8h às 18h
Começar a falar
Precisando de ajuda?